exceptio declinatoria fori - traducción al
DICLIB.COM
Herramientas lingüísticas IA
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

exceptio declinatoria fori - traducción al

Forum Iudicum; Liber Iudicum; Código visigótico; Lex Wisigothorum; Código de Recesvindo; Livro dos Juízos; Liber Gothorum; Fori Iudicum; Forum Iudiciorum; Lex Visigothorum; Forum iudiciorum; Fuero Juzgo; Código de Recesvinto; Código Visigótico; Fori iudicum; Lex visigothorum; Liber gothorum; Livro dos juízos

exceptio declinatoria fori      
Ação declinatória do foro.

Wikipedia

Liber Iudiciorum

O Liber Iudiciorum ou Lex Visigothorum foi uma compilação de leis visigodas, de carácter territorial, disposta pelo rei Recesvinto (r. 653–672) e publicadas provavelmente em 654. É também referido como Código de Recesvinto, Livro dos Juízos, Liber Iudicum, Liber Gothorum, Fori Iudicum, Forum Iudicum, Forum Iudiciorum ou apenas Código Visigótico.

Foi este código, com algumas modificações, que serviu de base para a elaboração da legislação de aforamento sob o reinado de Fernando III de Castela para ser concedido como foral a certas localidades da zona meridional da Península Ibérica sob o nome Fuero Juzgo, publicado em 1241.

O Código Visigótico apresentava enorme influência da tradição romana, inclusive na forma: em doze livros como o Código de Justiniano. Foi aprovado pelo VIII Concílio de Toledo, demonstrando a importância da participação da Igreja na legitimação do direito. Este costume dos reis godos, são os gérmenes das futuras Cortes ou Estados Gerais. O Fuero Juzgo, ao lado dos costumes municipais, são as principais fontes do direito por muitos séculos.

O Código Visigótico contém 324 leis de Leovigildo, 3 de Recaredo, 99 de Quindasvinto e 87 de Recesvinto. Dele há uma cópia na Biblioteca Nacional em Paris e outra no Vaticano. Permaneceu em vigor até à edição da Lei das Sete Partidas por Afonso X, o Sábio (v. item 2.1.B. abaixo).